Comemorado no dia 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas foi tema de trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Castro Alves, da Linha Esquina do Comércio.
A data celebra a diversidade cultural das tribos do Brasil e também tem o objetivo de manter viva as histórias e costumes desses povos. - Nossa escola enaltece a cultura e demonstra respeito aos povos indígenas. Além disso, procuramos preservar os conhecimentos de diversas culturas tornando possível a relação entre a educação das escolas e a vida nas comunidades, destaca o Diretor, Carlos Albarello.
Conforme a Direção da Escola, ao longo da semana, diversas atividades foram realizadas. Na quarta-feira, dia 19 de abril, os alunos dos anos finais, juntamente com seus professores e coordenação pedagógica, realizaram uma visita de estudos na Área Indígena do Guarita no Município de Miraguaí, onde os alunos puderam presenciar as exposições de escolas indígenas bem como apresentações de dança, cantos e mostra de artesanato, que integram a cultura indígena.
O Secretário Municipal da Educação e Cultura, Vilmar Gazzana, salienta sobre a importância de ações como essas, pois as mesmas aproximam os alunos da realidade regional, trazendo novos aprendizados. - Parabenizamos a iniciativa, pois atividades como essas possibilitam que nossos alunos possam conhecer a realidade regional, com novos aprendizados sobre as culturas que estão próximas a nós, friza.
O Dia dos Povos Indígenas tem o objetivo de reforçar a importância da história, conquistas e os desafios destes povos. Ao mesmo tempo, a data é importante para conhecer melhor a cultura e a história dos povos indígenas.
Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal
Foto: Divulgação/Ascom
Comments