Na noite da última quarta-feira(22), Maria Antônia Cassol, presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), anunciou a liberação oficial dos garimpos sob a jurisdição da cooperativa. A decisão, comunicada após o recebimento do despacho do auditor, marca o fim de uma interdição que se arrastava desde o dia 25 de julho de 2023.
Apesar da liberação, a presidente alertou sobre algumas condições que ainda precisam ser atendidas. Somente os 50 primeiros garimpos que completaram o curso específico estão autorizados a retomar suas atividades imediatamente. A liberação dos demais garimpos vai ocorrer conforme a conclusão dos cursos exigidos.
Além disso, Maria Antônia mencionou que a aprovação de pólvora pela fábrica é uma etapa pendente para a completa normalização das operações de mineração.
De acordo com a nova presidente da Coogamai, a Cooperativa se compromete a continuar trabalhando para assegurar que todas as condições sejam cumpridas, permitindo que todos os membros retornem ao trabalho com segurança e em conformidade com as regulamentações.
Com informações da LA+
Fotos: Divulgação/Prefeitura Ametista do Sul
Comments