top of page

Brasil substitui 'gotinha' contra pólio por vacina injetável

A partir do dia 4 de novembro, o Brasil passará a usar exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP), administrada por injeção, para todas as doses de reforço contra a poliomielite, substituindo a tradicional vacina oral (VOP) – conhecida como “gotinha”. Essa mudança segue uma tendência global e visa melhorar a segurança da imunização, ao eliminar o uso do vírus atenuado.


De acordo com o Ministério da Saúde, a substituição permitirá que mais pessoas, incluindo aquelas com imunodeficiência, sejam vacinadas, já que a vacina injetável não utiliza o vírus vivo. A medida também reduz a possibilidade de mutação viral, que poderia ocorrer no ambiente pela eliminação do vírus nas fezes das crianças vacinadas com a versão oral.


O esquema vacinal será simplificado: as três primeiras doses da VIP continuarão sendo aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Agora, aos 15 meses, as crianças receberão uma dose de reforço injetável, eliminando a necessidade de uma segunda dose de reforço, anteriormente dada por via oral aos 4 anos.


O ícone da campanha de vacinação, Zé Gotinha, continuará sendo o símbolo das campanhas de imunização, reforçando a importância da proteção coletiva e da saúde infantil.

Comments


bottom of page