Brasil é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação pela OMSA
- Dejair De Castro
- 3 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jun.

O Brasil acaba de alcançar uma meta histórica na área da saúde animal: o país foi oficialmente reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de febre aftosa sem vacinação. A conquista é resultado de anos de trabalho conjunto entre governos, produtores e entidades do setor. Em 2021, o Rio Grande do Sul já havia obtido esse mesmo status.
Segundo a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), a certificação é fruto de uma responsabilidade compartilhada. O presidente da entidade, Marcos Tang, destacou a atuação coordenada dos órgãos públicos e o engajamento dos pecuaristas.
– Os órgãos de Estado fizeram um serviço correto, muito bem planejado em termos de sanidade animal. E o produtor agropecuarista entendeu essa necessidade, tomando as atitudes corretas da porteira para dentro –, afirmou.
Tang ressaltou que o novo status sanitário mostra não apenas a qualidade do que é produzido, mas também o nível de conhecimento e preparo dos produtores brasileiros. “Sanidade é sempre um ato conjunto, nunca isolado. Estamos no caminho certo, e juntos podemos alcançar mais, auferir lucros, vantagens e melhores negócios para a região, o Estado, o país e o continente”, declarou.
O reconhecimento da OMSA amplia o potencial de exportação da carne brasileira, ao atender exigências sanitárias de mercados mais rigorosos e valorizar a produção nacional no cenário internacional.




.jpg)
Comentários