Com a aproximação do inverno e os estoques dos hemocentros em baixa, hospitais e bancos de sangue advertem para a importância da ajuda de doadores para a reabilitação de pacientes. Junho é um mês em que, costumeiramente, essa dificuldade cresce em razão do aumento das doenças respiratórias, que são impeditivos para a doação. Diante disso, a campanha Junho Vermelho reforça a importância de doar sangue, e busca incentivar as pessoas a procurarem os postos de coleta e renovar os estoques. Em Frederico Westphalen, o Posto de Coleta de Sangue foi inaugurado em março de 2022, e alcançou o marco de mil bolsas de sangue coletadas, no 1º de fevereiro de 2023. Por meio de uma parceria entre o município, a Secretaria da Saúde do Estado e o Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso), a estrutura foi implantada com recursos próprios do município, na Unidade Básica de Saúde Dr. Ayres Marinho Cerutti (Posto Ayres). O Posto de Coleta no município possibilita que as pessoas possam doar sangue, sem precisar se deslocar a centros mais distantes, como o de Passo Fundo. Para o secretário-adjunto da Secretaria de Saúde de FW, Plínio Mantelli, a comunidade frederiquense e regional tem contribuído e entendido a importância de doar sangue, inclusive com pessoas cadastradas e que realizam a ação frequentemente. – Após um ano da implantação do serviço no município, já temos mais de 1.200 bolsas coletadas nesse período. A procura continua sendo muito boa. O nosso medo no início era de termos uma grande procura nos primeiros meses, e depois diminuir, o que não aconteceu. Temos um número muito grande de doadores, que em um ano já fizeram doação mais de 3 vezes, por exemplo. Então isso é bom, quer dizer que a gente está realmente afirmando doadores, que são aqueles doadores permanente, que a cada ciclo vão estar doando. Lembrando que que o homem pode doar a cada 3 meses, ou seja, pode fazer 4 coletas por ano, e a mulher pode doar cada 4 meses, fazendo 3 coletas por ano. E nós temos muitos doadores aqui em Frederico que estão dentro desse ciclo –, afirmou Mantelli. O secretário também reforça que é importante que as pessoas que podem doar procurem os postos de coleta, de forma frequente, e não apenas quando alguém próximo está precisando. Plínio explicou que, nos meses de inverno, o número de doadores diminui, por isso é fundamental que as pessoas sigam realizando essa ação de maneira contínua. – Toda semana a gente recebe mensagens e telefonemas de novos doadores, e de pessoas que já doaram e querem doar novamente. Então a gente tem um cadastro hoje para, no mínimo, dois meses de coleta. É muito bom se ver que a comunidade está bem participativa, e tem retornado o nosso chamado para doar sangue. Esse é um movimento que nós estamos fazendo já há algum tempo, mas é importante que outros municípios façam também, porque nós coletamos sangue para mais de 20 hospitais da nossa região –, destacou.
Quem pode doar? Para doar, é preciso estar em boa condição de saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem ter autorização de um responsável), ter dormido ao menos seis nas últimas 24 horas e respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres). Também é preciso esperar seis meses, caso o doador tenha feito tatuagem. Pessoas diagnosticadas com Covid-19, mas assintomáticas, devem aguardar dez dias antes de doar. Pessoas com contato próximo a alguém infectado devem esperar uma semana. Quanto às vacinas, quem tomou a Coronavac só pode doar 48 horas depois. Para as demais, o intervalo chega a uma semana.
Como doar? As doações de sangue em FW são realizadas quinzenalmente, sempre às quartas-feiras pela manhã, na Unidade Básica de Saúde Dr. Ayres Cerutti e devem ser agendadas pelo telefone (55) 3744-4911 ou pelo WhatsApp (55) 9.9633-7372.
Mais informações podem ser obtidas nas Secretarias da Saúde de cada município.
Comments