Chuva retorna ao Rio Grande do Sul e antecede chegada de frente fria
- Dejair De Castro
- 7 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de ago.

O sol que finalmente apareceu no Rio Grande do Sul nesta terça-feira(05), terá vida curta. A trégua da chuva vai durar pouco, pois uma nova instabilidade se aproxima, trazendo mais precipitações nos próximos dias.
A instabilidade será causada por um centro de baixa pressão que dará origem a uma frente fria. Nesta quarta-feira(06), o sol ainda predominou em quase todo o estado, mas a chuva retornou entre a tarde e à noite em alguns pontos da Metade Norte.
A partir de quinta-feira(07), o cenário se modifica. A instabilidade atingirá a maior parte do estado da tarde para a noite, com a chuva se concentrando na Metade Norte na madrugada e manhã. Na sexta-feira(08), o sol aparece entre nuvens, mas a circulação de umidade do mar trará momentos de chuva, principalmente no Sul e Leste gaúcho.
No sábado(09), a baixa pressão na costa se aprofunda, e a circulação de umidade do mar continuará a causar chuva ao longo do dia em áreas do Sul e do Leste, incluindo Porto Alegre, região metropolitana, Serra e Litoral Norte. Nas demais regiões, o dia terá sol e nuvens.
O domingo(10), finalmente, será de tempo mais firme. A área de baixa pressão se afasta, e uma massa de ar seco toma conta do estado, trazendo sol para todas as regiões.
Maiores acumulados de chuva e ventos fortes na Metade Leste
A chuva desta segunda metade da semana será de circulação de uma área de baixa pressão no oceano, então os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer na Metade Leste do estado.
A baixa pressão na costa também deve trazer vento com rajadas fortes entre sexta e sábado, de acordo com a MetSul Meteorologia. As rajadas mais intensas são esperadas em particular na Lagoa dos Patos e no litoral, com velocidades médias entre 60 km/h e 80 km/h, podendo ser ainda mais fortes em alguns pontos.
Veja a integra da previsão do Tempo para Palmitinho




.jpg)
Comentários