top of page

Chuva retorna ao Sul do Brasil com força e pode superar média de junho

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jun.

Foto - Metsul
Foto - Metsul

A semana começou com o retorno da chuva ao Sul do Brasil, conforme já era previsto. Áreas de instabilidade se formaram no início da manhã desta segunda-feira (3) entre a província argentina de Misiones, o Paraguai, o Sudoeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina, marcando o início de um novo episódio de precipitação na região.


Segundo dados da MetSul Meteorologia, algumas áreas do Sul do país podem atingir ou até superar a média histórica de chuva para todo o mês de junho apenas nesta primeira semana. A expectativa é de volumes expressivos especialmente no Paraná, onde o índice climatológico de junho é mais baixo. Santa Catarina e o Norte do Rio Grande do Sul também devem receber acumulados significativos.


Apesar disso, não há indicativo de volumes elevados para a maior parte dos municípios gaúchos. O tempo deve seguir instável até o fim desta segunda-feira em várias áreas do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e pontos do Paraná.


A instabilidade se mantém na terça-feira (4), com chuva e garoa atingindo diversas áreas de Santa Catarina, Paraná, Metade Norte e Centro do Rio Grande do Sul, além de regiões próximas à Lagoa dos Patos. No Oeste e Sul gaúcho, o tempo firme ainda predomina.


Na quarta-feira (5), a chuva avança para grande parte do Sul do Brasil, afetando a Metade Norte gaúcha, o Oeste, o Centro e até parte do Sul do estado. Santa Catarina e Paraná seguem com tempo instável.


A quinta-feira (6) deve marcar a intensificação da instabilidade com a chegada de uma massa de ar frio pelo Sul, aumentando os volumes de chuva, especialmente entre o Norte gaúcho e o Paraná, incluindo também o Centro do Rio Grande do Sul. O Sul e Oeste do estado devem seguir sem chuva.


Já na sexta-feira (7), o avanço do ar frio e seco vindo da Argentina e do Uruguai deve estabilizar o tempo em grande parte do Rio Grande do Sul. Santa Catarina ainda terá áreas de instabilidade, principalmente no Norte, e o Paraná deve ter mais um dia com precipitação persistente.







Fonte: METSUL

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page