top of page

Câncer de mama: 10% dos casos têm origem hereditária

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 23 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama têm origem hereditária. No Brasil, isso representa mais de 7 mil novos diagnósticos por ano. Cada paciente com câncer de mama pode ter parentes com até 50% de chance de herdar a mutação.  


Para alertar sobre esses casos, durante a campanha do Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia do Rio de Janeiro reforça a importância do acompanhamento prévio e da detecção precoce.


A presidente da sociedade, a médica Maria Júlia Calas, afirma que buscar um oncologista o quanto antes pode aumentar as chances de prevenção.


– Se você tem histórico familiar de câncer, especialmente em casos diagnosticados em idade jovem, em homens ou se há vários casos em uma mesma família, procure um oncogeneticista. Converse sobre a possibilidade de realizar um teste genético.

Tire suas dúvidas. Fale com um mastologista, mas não espere os sintomas aparecerem. E quanto mais cedo esse risco for identificado, maiores são as chances de prevenção ou de tratamento em fase inicial –, disse.


A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia ainda destaca o pioneirismo da capital fluminense ao se tornar a primeira cidade do mundo a oficializar uma data dedicada exclusivamente ao tema: 21 de outubro é o Dia de Conscientização do Câncer de Mama Hereditário.


– Ela reforça o reconhecimento da oncogenética como uma área essencial da medicina, hoje oficialmente reconhecida no Brasil, e nos permite oferecer um cuidado mais individualizado, mais humano, mais eficiente às pessoas com essa predisposição genética. Mas na prática, o que é que isso tudo significa? Significa que hoje estamos com ferramentas poderosas. Temos testes genéticos acessíveis, um acompanhamento especializado, um rastreamento individual individualizado do tipo de câncer específico, tratamentos preventivos e medicamentos específicos, destacou.


Entre os sinais de alerta para uma investigação genética estão câncer de mama diagnosticado antes dos 40 anos; tumores bilaterais; múltiplos casos em uma mesma família e a presença de câncer de mama em homens.





Fonte: Agência Brasil

 

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page