top of page

Distritos Industriais de Palmitinho geram mais de 200 empregos


Ocupando uma área quase 270 mil m², em espaços nobres do município, os Distritos Industriais de Palmitinho estão recebendo atenção especial das Administrações Municipais ao longo das últimas décadas.


Na atual gestação, um amplo trabalho de regularização e ampliação das áreas que abrigam os distritos está sendo realizado com o objetivo de incentivar a vinda de novos empreendedores e fomentar a geração de emprego e renda no município.


Conforme levantamento da reportagem do Vitrine do Povo(VP), os três distritos em atividade no município representam a geração de ao menos 215 empregos diretos ou indiretos, através dos 27 empreendimentos que ocupam as áreas pertencentes ao município. Os espaços são ocupados por industriais de diversos segmentos, sendo que algumas destas são oriundas de outros municípios e outras são de empreendedores da casa que buscam um espaço para iniciar as atividades e buscar um lugar no mercado.


Conforme a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, os distritos são uma grande vitrine para os empreendedores e através destes investimentos o município busca incentivar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda. – Estamos trabalhando incansavelmente para legalizar e ampliar nossos distritos e assim gerar mais espaços para novos empreendedores e mais oportunidades de emprego e renda para a nossa população, destaca o Secretário da pasta, Gervásio Santana.


As áreas estão localizadas em diferentes locais do município e foram nomeadas para melhor entendimento da população. Assim temos o Distrito Industrial 2, na Linha Boa Vista; o Distrito Industrial I, localizado na RST-472; e o Berçário Industrial, situado na Rua Rui Barbosa.


De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, o Distrito Industrial I ocupa uma área de é responsável pela 41mil m² com a geração de 78 empregos, o Distrito Industrial II ocupa uma área de 156 mil m², gerando 113 empregos. Já o Berçário Industrial ocupa um área de 5,42 mil m² com a geração de 24 empregos.


Palmitinho Legal visa regularizar terrenos e distritos

Com o objetivo de regularizar cerca de 500 imóveis ainda não escriturados em Palmitinho, Programa “Palmitinho Legal” é uma iniciativa da Administração Municipal e está em fase de implementação.


Os referidos imóveis são terrenos e edificações situados em áreas situadas nos arredores da cidade e conforme o Prefeito Municipal, Caetano Albarello, o projeto é umas das prioridades da atual gestão. O Prefeito destaca que a iniciativa é de suma importância, tanto para os cidadãos quanto para a municipalidade. – A criação do Palmitinho Legal permite que os proprietários possam legalizar os seus imóveis, o que acaba por garantir uma valorização maior a estas áreas. Além disso, a legalização destes espaços gerará mais tributação, permitindo que o município possa continuar fazendo as melhorias estruturais e organizacionais para a nossa população, destaca.

Entre os lotes a serem regularizados estão os três Distritos Industriais, responsáveis pela geração de dezenas de empregos e oportunidades para empresários do município. – A ideia é legalizar estes locais, com toda a documentação necessária e com a possibilidade de que os mesmos sejam adquiridos pelos empresários, fomentando o setor industrial e comercial da cidade, destaca Albarello.


Outras áreas a serem legalizadas encontram-se nas regiões periféricas da área urbana, que estão em situação de abandono ou sendo utilizadas de maneira irregular. O projeto também prevê a compra de novas áreas de terras a fim de fomentar que novos empreendimentos sejam instalados no município.


A iniciativa vem sendo organizada pela Administração Municipal através do trabalho integrado entre as Secretarias de Planejamento e de Indústria, Comércio e Turismo.


Município adquire nova área de terra

A área de cerca de 6,5 hectares irá abrigar o novo Distrito Industrial do Município, às margens da RST-472, próximo a divisa com o Município de Palmitinho com Vista Alegre.


A iniciativa da Administração Municipal foi aprovada pela Câmara de Vereadores e passou por todo o processo licitatório, antes da assinatura da escritura de compra. A área contém cerca de 300 metros de frente para a rodovia e está situada em um local estratégico para abrigar novos empreendedores que desejam investir no município, destacou o Prefeito Municipal.


O Prefeito Caetano relata que a iniciativa faz parte de um grande projeto de melhoria e regularização dos Distritos, possibilitando a reorganização das áreas industriais do município e a instalação de novas empresas, gerando mais emprego e renda. – A geração de emprego e renda é prioridade da Administração. Estamos imbuídos para agilizar a legalização de todas às áreas públicas e os nossos distritos a fim de gerar cada vez mais oportunidades em nosso município, frisa.


O vice-prefeito, Elisandro da Silva, destacou a importância dos investimentos que o município vem realizando nos distritos através de uma parceria entre o Executivo e o Legislativo Municipal. – O projeto dos distritos tem grande relevância para continuarmos avançando na geração de emprego e renda, e isso está sendo possível graças a ótima parceria entre o Executivo e o Legislativo a fim de pensarmos o município a longo prazo, destaca.


A compra da nova área integra o Programa Palmitinho Legal e foi adquirida com recursos próprios do município que perfazem um total de R$ 750.750,00. Além dessa iniciativa a Administração está oportunizando a compra de áreas por empresas que já ocupam os distritos há muitos anos, sendo que os valores arrecadados com a venda das áreas poderão ser investidos em novas áreas, dando oportunidade para mais empreendedores.




Fotos: Yasmin Brinquedos

bottom of page