ESPAÇO ABERTO: Vacinação

Vacinação

Mais um pouco de paciência. As vacinas estão chegando. Logo a maioria da população estará imunizada e teremos condições de voltar à vida normal. No entanto precisamos trabalhar, produzir para nossa subsistência. Por isso os cuidados de lavagem e higienização de mãos e uso de máscaras são fundamentais para prevenção. Evitar ambientes fechados e com aglomerações. Já suportamos muito. Agora estamos começando a vencer a batalha. Continuaremos suportando. Não vamos desistir.


Vacina X bebida alcoólica

Atenção. Bebida alcóolica deve ser evitada antes e depois da vacina. O aviso é da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - ASBAI. De acordo com a médica imunologista Lorena de Castro Diniz, os cuidados devem ser tomados para não interferir na resposta imune da vacina contra a covid-19. Importante também é não relaxar os cuidados com a higiene, o uso de máscara e distanciamento social mesmo após a imunização. Lembre-se: você só estará imunizado a partir da segunda aplicação de vacina e o período de carência após a dose dois nem foi definido ainda pelos órgãos de pesquisa científica.


Produção de mel

As vezes não se acredita que atividades simples podem ser lucrativas. Nas localidades essencialmente agrícolas, muitos agricultores possuem sua criação de abelhas para produzir o próprio mel. Mas transformar isso numa alternativa de sustento da propriedade é poucos que acreditam. Em 2020, segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, o Brasil exportou 45.600 mil toneladas de mel, com crescimento de 45% no faturamento com relação ao ano anterior. Só para os Estados Unidos foram embarcados mais de 80% da produção. O município de Maringá, no Paraná, é o maior exportador do país.


Preço dos combustíveis

A Petrobrás anunciou mais um aumento dos preços médios dos combustíveis na venda para as distribuidoras. Gasolina, diesel e gás de cozinha estão mais caros a partir do dia 9 de fevereiro. O reajuste na gasolina chega a R$ 0,17 por litro e o diesel subiu cerca de R$ 0,13. Os custos de produção estão aumentando muito no País e a remuneração dos trabalhadores não. Isso faz com que nosso poder aquisitivo diminua. Corremos o risco sério de aumentarmos a linha da pobreza extrema, endividamento e a fome em alguns faixas de população.


Um abraço a todos e um Carnaval de reflexão e sem aglomeração.