Estado confirma adesão de Palmitinho ao SUSAF


Na última quinta-feira(25), o vice-prefeito Elisandro da Silva, acompanhado do Diretor Técnico da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Balestrin, estiveram em audiência na Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural(Seapdr), em Porto Alegre.


Na oportunidade o vice-prefeito e o diretor receberam dos responsáveis pelo Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria, o parecer técnico que regulamenta a adesão do município de Palmitinho ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte(SUSAF/RS).


Com a aprovação do Termo de Adesão, o setor responsável do município está tomando as medidas necessárias para regulamentar a equivalência ao programa estadual. Ainda na SEAPDR, estiveram em audiência para tratar sobre a situação dos poços artesianos em que o município foi contemplado e que ainda encontra-se pendente a prestação de contas.


Conforme o Diretor Anderson, outra pauta importante tratada pelos gestores foi a futura adesão do município junto ao Programa Estadual “Avançar na Agricultura”, que será lançado nos próximos dias, sendo umas das prioridades da Secretaria Municipal da Agricultura a busca de recursos através deste programa. - O programa avançar visa atender a demandas relacionadas a irrigações e armazenamento de água, sendo uma pauta muito importante para o município que vem sendo castigado pelas constantes estiagens nos últimos anos, frisa.


Balestrin ressalta ainda a necessidade de se elaborar um importante projeto para que possamos contemplar famílias através de redes de fértil irrigação e que esta também será uma prioridade da secretaria no próximo período, salienta.


De acordo com o Vice-prefeito Elisandro, “a adesão ao SUSAF é uma demanda que há muito vinha sendo articulada e que irá trazer grandes benefícios a agroindústrias do município que poderão comercializar os produtos produzidos em suas respectivas propriedades para além dos limites do município,” relata.


Integraram a comitiva, o Diretor de Projetos Paulo Pedro Serafini e o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento(COMUDE), Ivo da Costa.




Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal

Fotos: Ascom/Divulgação