top of page

Falta de chuva já afeta propriedades de Palmitinho


Os efeitos ocasionados pela falta de chuvas nas últimas semanas já são sentidos em propriedades rurais do Município de Palmitinho. Diante disso, a Administração Municipal trabalha na realização de levantamento para apurar as perdas e danos ocasionados, principalmente em lavouras de milho e soja, além da falta de água em algumas propriedades.


Com o agravamento da situação, nos últimos dias, a Administração Municipal solicitou a visita de representantes da Defesa Civil Estadual, sendo que estes estiveram no município na tarde desta terça-feira(6), ocasião em que orientaram sobre os procedimentos a serem adotados para a necessidade de se decretar Situação de Emergência.


No encontro realizado no Gabinete do Prefeito Municipal, foram relatados o aumento do número de propriedades atingidas e os estragos ocasionados em lavouras. Conforme a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, ao menos 11 propriedades já estão necessitando do transporte de água para o consumo animal e até humano e alguns agricultores já procuraram a secretaria devido a eminência de falta de água em suas propriedades, relata o Secretário Evonir da Rocha.


De acordo com o Prefeito Municipal, Caetano Albarello, a Administração Municipal está preocupada com os efeitos da falta de chuva e irá tomar todas as medidas para amenizar os efeitos. – Estamos preocupados com a escassez de chuva e já determinamos que nossas equipes tomem todas as previdências para atender as famílias afetadas, tomando todas as medidas para amenizar os efeitos desta nova estiagem, pondera.


O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Alex Negrini, relata que “equipes da Emater e das Secretarias da Agricultura, de Obras e Viação, da Fazenda, e do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS), trabalham no levantamento de danos e perdas para o possível Decreto de Situação de Emergência”, destaca.

Participaram do encontro, além do Prefeito Municipal e dos representantes da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen(CREPDEC 7), os Secretários Evonir da Rocha(Agricultura e Meio Ambiente), Cleber Balestrin(Obras e Viação), a Coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social(CRAS), Cleci Candaten; o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Alex Negrini; o Assessor Jurídico do Município, Saimon Riboli; o Secretário Adjunto de Obras e Viação, Evandro Pacheco; e a Fiscal Ambiental do Município, Marciane Flach.


Fonte: Acom/Prefeitura Municipal

Fotos: Dejair de Castro/Ascom

bottom of page