top of page

Gaiolas e ciclismo: Esporte e mais qualidade de vida


O grupo pedal do gole foi criado em 30/08/2018 oficialmente, mas teve seu início bem antes, quando um grupo de amigos deu o pontapé ou, aliás, a pedalada inicial do grupo. Os fundadores são todos de Palmitinho, entre eles estão figuras como: Giliarde Tavares, Willian Bonafé, Marcelo Casali, Diego Sass, Rodrigo Barbosa, Antônio de Freitas, Edson Bonafé, Jackson de Castro e Renato de Souza.


Conforme relatos dos integrantes, no início tudo era muito simples, nada de muitos equipamentos e bikes sofisticadas, pois a intenção era de andar de bike mesmo e se divertir. O grupo foi criado de início no whatsapp por Giliarde Tavares marcando as pedaladas sempre nos sábados. - Sempre registrávamos nossas pedaladas e a partir de novembro de 2020 decidimos criar um instagram do grupo para postar e manter salvo um pouco de nossa história, amizades e lugares onde passamos, relata um dos integrantes do grupo, Jonas Bayer.


O nome Pedal do Gole surgiu, pois depois das pedaladas, sempre nos reuníamos em algum bar ou posto de combustível pra tomarmos uma cerveja ou chopp pra descontrair, então uma coisa agregou a outra sendo assim batizado o grupo de “Pedal do Gole”. A partir desse grupo o círculo de amizades foi crescendo e chegando vários outros integrantes que começaram a se dedicar nessa brincadeira que acabou virando coisa “seria”. Muitos começaram a se dedicar, treinar e participar de provas aqui na região e obter grandes resultados, estes (Giliarde Tavares e Renato de Souza) grandes incentivadores e referência para todos do grupo por seus resultados em provas e das orientações e ajuda passada aos demais do grupo para progredirmos nas pedalas.


Jonas relata que a pandemia foi um grande susto a todos e deu uma esfriada no início, pois paramos de nos juntar e começamos a fazer peladas solitárias. A máscara virou uma rotina e ao andarmos na cidade o uso se fez necessário. As provas e desafios de bike foram canceladas e assim fomos nos adaptando a nova rotina. - Pedalar para nós que inicialmente era só diversão foi se tornando muito mais que isso, se tornou atividade física, qualidade de vida, bem estar e amizades. E por falar em qualidade de vida e dedicação, destacamos um de nossos integrantes do grupo: João Flávio Piaia, que começou a pedalar para melhorar a sua qualidade de vida e já perdeu alguns quilinhos com a ajuda da bicicleta, e como a gente diz, tem que se puxar pra acompanhar o rapaz hoje em dia!?


Uma outra modalidade que se destaca nas horas de lazer da gurizada são as gaiolas(Off-road 4X2). No município foi criado o Grupo "Gaiola Club Palmitinho", onde os integrantes fazem percursos arrogados em busca de aventura, principalmente aos finais de semana.


Um dos integrantes do grupo é o jovem, Martin Cheffer Lopes(26), que faz parte do Grupo à um pouco mais de um ano. - Atualmente contamos com aproximadamente 20 pilotos. O "Off-road 4x2" é um esporte que já existe a vários anos no munícipio, inclusive a formação da equipe, relata.


Ele comente que vários eventos tiveram que ser adiados devido à pandemia que acabou reduzindo os encontros, em função da necessidade de isolamento. - Vários eventos que aconteceriam em municípios vizinhos, foram adiados e até cancelados. Acreditamos que nosso esporte é tão importante quanto o ciclismo, motociclismo, entre outros, que de certa forma percorrem o interior do município, contemplando as belezas naturais, valorizando o turismo rural.


O integrante do grupo relata ainda que além do esporte o grupo também realiza ações solidárias, sendo que uma delas ocorreu no último natal. - Resolvemos fazer algo diferente, uma carreata solidária, onde realizamos a entrega de vários presentes e alimentos, sensação essa que vai muito além da emoção do esporte que praticamos, destaca.


Além de práticas tradicionais, como futebol, os esportes alternativos ganham cada vez mais integrantes, formando amigos, desenvolvendo qualidade de vida e divulgando o nome de Palmitinho por onde passam.



Fotos: Divulgação

bottom of page