top of page

Grupo de Palmitinho conhece sistema de biodigestores na Embrapa Suínos


Uma comitiva de técnicos e suinocultores de Palmitinho visitaram as instalações do centro de pesquisa da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), nesta quinta-feira(08).


O motivo da visita técnica foi a busca de novas informações sobre uma tecnologia que está surgindo no meio da suinocultura: os Biodigestores. Essa tecnologia capta o biogás formado da fermentação anaeróbica do esterco de suínos e aciona um motogerador, que gera energia para a rede elétrica. Assim como a energia solar, esse sistema oferece a vantagem do suinocultor compensar a energia gasta de sua conta, ou seja, vender a energia produzida, relata o Diretor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Balestrin.


Pela parte da manhã o grupo foi recebido pelo pesquisador Evandro Barros, pesquisador da área ambiental. O mesmo demonstrou os prós e contras da tecnologia, e a viabilidade técnica e econômica da mesma.


Pela parte da tarde foi visitada uma propriedade que abriga 4.500 suínos e possui um biodigestor que está em funcionamento a cinco anos, com ótimos resultados, com a venda da energia gerada. Na visita foi possível ver de perto os pros e contras da tecnologia, frisa Balestrin.


De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, o tema é muito pertinente devido a grande quantidade de dejetos produzidos no município. – Temos uma grande produção e o estudo para a implantação destas novas tecnologias é muito pertinente, pois possibilita planejarmos a instalação deste sistema de biodigestor em algumas propriedades, destaca.


Além dos técnicos da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, também participaram técnicos da Emater de Palmitinho e produtores que tem interesse na implantação do sistema em suas propriedades. A comitiva contou ainda com a presença do Presidente da Associação dos Suinocultores do Município, Luciano Dallasta.




Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal

Comments


bottom of page