A Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, está prestando auxílio às famílias atingidas pela estiagem que voltou a assolar a nossa região.
Nas últimas semanas, equipes da secretaria têm priorizado os serviços de produção de silagem como forma de aproveitamento das lavouras de milho que tiveram a produção do grão comprometida pela falta de chuva. O atendimento as famílias também contam com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, da Emater/RS e da Defesa Civil Municipal.
Conforme o Secretário, Cleber Luís Sponchiado, a Administração está destinando máquinas para auxiliar os produtores em uma força tarefa que visa evitar perdas ainda maiores nas propriedades. – Estamos intensificando o trabalho de construção de silo para estocagem de silagem, além de disponibilizar os três tratores disponíveis na secretaria para auxiliar os agricultores quem não possuem os maquinários para a produção da silagem, destaca.
De acordo com o Secretário, as ações também ocorrem com o transporte de água para propriedades afetadas com maior gravidade e que necessitam de água potável para o consumo humano e também para os animais, principalmente em pocilgas e aviários. – Nos próximos dias iremos definir, em conjunto com municípios vizinhos, as medidas a serem adotadas a fim de decretar emergência devido as grandes perdas registradas em nossas lavouras, relata.
Equipes da secretaria em um trabalho conjunto com a Emater/RS e a Defesa Civil Municipal trabalham para levantar as perdas registradas nas propriedades e avaliar outras medidas para auxiliar os produtores atingidos. O levantamento preliminar aponta para perdas entre 60 a 70% na produção média do milho, mas pode chegar a 80% nas lavouras plantas a partir do mês de setembro.
Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal
Foto: Emater/Sec. Agricultura
Comments