A licitação para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga e Barra do Guarita, será realizada em 2025, conforme anunciado pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, durante evento promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) nesta segunda-feira, 03 de junho, no Centro Executivo do Sistema Empresarial de Chapecó.
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelo Prefeito de Barra do Guarita e Coordenador do Movimento Pró-ponte, Rodrigo Locatelli Tisott. Ele destacou que a confirmação do ministro representa um importante avanço para a realização desse grande sonho. Tisott lembrou que os técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da empresa responsável pelos estudos e projeto da ponte apresentaram duas opções para a construção. O investimento no projeto é de 7,6 milhões de reais, com recursos fornecidos por senadores e deputados federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A reunião contou com o apoio do Superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson De Andrade, e reuniu uma comitiva de 25 pessoas do Movimento Pró-ponte. O Coordenador da Comissão, Rodrigo Locatelli Tisott, ressaltou a importância da FACISC na pauta de reivindicação de recursos para a ponte, além do apoio de cinco associações de municípios, como Federasul, Famurs, Cacis e Assemit.
Durante o evento, Renan Filho enfatizou o potencial econômico da região e destacou o aumento dos investimentos do governo federal em grandes obras de infraestrutura. Tisott reforçou que esses avanços são resultado da união de esforços de prefeitos e diversas entidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre os presentes estavam o vice-prefeito de Itapiranga, Nilo Bourscheidt, o prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton, o presidente da Ameosc, Wilson Trevisan, e o prefeito de Tunápolis, Marino Frey, além de outros prefeitos e deputados.
A licitação da obra da ponte sobre o Rio Uruguai é vista como um investimento significativo para a região, prometendo beneficiar o Extremo Oeste de Santa Catarina e o Noroeste do Rio Grande do Sul com melhorias significativas em infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Com informações co ClicPortela
Foto: Divulgação/Rodrigo Tisott
Comments