top of page

Mais de 300 prefeitos gaúchos participam de encontro na Câmara Federal


Representando os 497 municípios que sofrem direta ou indiretamente os fortes impactos decorrentes da tragédia climática vivenciada pelo Rio Grande do Sul no final de abril deste ano, o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou nesta manhã de quarta-feira, no auditório Nereu Ramos, em Brasília, da reunião realizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados Federais.


O debate atende o pedido do deputado Marcel Van Hattem, também coordenador da Comissão que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na pauta de discussões esteve o uso de recursos a fundo perdido destinados aos municípios gaúchos em estado de calamidade.


"Os recursos a fundo perdido representam uma importante ferramenta para que as prefeituras possam reconstruir infraestrutura, recuperar áreas urbanas e rurais, e apoiar as famílias e empresas afetadas pela calamidade", explica Marcel, que também alerta, no entanto, que é fundamental debater a forma de liberação e os critérios de distribuição e fiscalização desses recursos.


Durante a fala do Líder Municipalista Marcelo Arruda, também prefeito de Barra do Rio Azul, ele enfatizou que para ser possível um avanço efetivo em prol da retomada do RS é necessário unidade entre os poderes.


“Estamos pedindo aqui, em nome dos municípios Gaúchos, a união dos 31 deputados e dos 03 senadores, para realmente deixar o P de Partido de lado e olhar para o P das pessoas e, o R do Rio Grande do Sul. Precisamos unir esforços e, de mãos dadas – União, Estado e municípios – construir uma solução, um caminho para a retomada. Sabemos dos novos desafios dia após dia. Existe a vontade de todos em ajudar, mas, as vezes, os processos e desdobramentos esbarram nas diferenças. E, é preciso termos compreensão para deixar diferenças e ideologias de lado para finalmente alcançarmos as pessoas que estão lá na ponta, precisando de ajuda", disse Arruda.


Além de Arruda, 360 prefeitos de municípios gaúchos também participaram da oportunidade, junto ao presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e deputados federais integrante da Comissão.









Com informações da LA+

Foto: Divulgação/Leonardo Bortolotto

Comments


bottom of page