top of page

Mais de 60% dos motoristas gaúchos pagam o IPVA até o final de março


Um balanço preliminar da Secretaria da Fazenda (Sefaz) mostra que 61,6% dos motoristas gaúchos já quitaram ou pagaram a terceira parcela do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) até o final de março. Durante o mês passado, mais de 280 mil contribuintes aproveitaram as vantagens de antecipação e quitaram o tributo com desconto mínimo de 3%.


Ainda de acordo com o levantamento, a arrecadação alcançou o montante de R$ 2,9 bilhões, o que representa 61% da expectativa de recolhimento com a frota tributável gaúcha. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve incremento nominal de R$ 486 milhões aos cofres gaúchos. Em relação à quantidade de veículos em conformidade, o acréscimo foi de 5%.


Os recursos arrecadados com o IPVA são divididos em 50% para o município onde o veículo está emplacado e 50% permanecem nos cofres do Estado, conforme estabelece a Constituição Federal. Até o domingo passado (2/4), Porto Alegre, que conta com a maior frota do Estado, já havia registrado o pagamento de 52% dos veículos tributáveis. O maior índice de recolhimento de IPVA é na cidade de Nova Roma do Sul, onde mais de 80% dos automóveis estão com o tributo quitado.


Novidade inserida no ciclo do IPVA 2022, o pagamento por pix representa 22,8% do total de veículos quitados pelos contribuintes. Em relação ao ano anterior, a Sefaz registrou aumento de 39% no pagamento à vista por meio da modalidade criada pelo Banco Central.


Os vencimentos do IPVA ocorrem entre os dias 24 e 28 de abril, conforme o número final da placa do veículo. O motorista que realizar o pagamento do tributo até o prazo de vencimento ainda pode usufruir dos descontos de Bom Motorista, que pode chegar a 15% para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito, e de Bom Cidadão, que oferece até 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.








Fonte: Porta/RS

Comments


bottom of page