A cidade de Miraguaí, na Região Celeiro, possui mais eleitores do que habitantes, conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O TSE informou que o município conta com quatro mil e 567 eleitores, enquanto o Censo de 2022 do IBGE aponta uma população total de quatro mil e 427 moradores. Isso significa que Miraguaí tem 140 eleitores a mais do que sua população.
Este cenário não é exclusivo de Miraguaí. Em todo o Brasil, 849 municípios registram mais eleitores do que habitantes, representando mais de 15 por cento do total, de acordo com o TSE e o IBGE. No país, a população estimada atingiu 212 milhões e 600 mil pessoas, das quais 155 milhões e 900 mil (73 por cento) são eleitores aptos a votar nas eleições de outubro.
Especialistas explicam que essa diferença pode ser causada principalmente pela migração, onde pessoas deixam a cidade, mas mantêm seu título de eleitor registrado no local. Outro fator é a defasagem temporal entre a atualização dos dados eleitorais, que se baseiam em informações até maio de 2024, e o último Censo, realizado em 2022.
Foto: Divulgação/Imagem Satélite
Comments