Município de Palmitinho tem primeira família beneficiada pelo Terra Brasil


O primeiro contrato do Programa Terra Brasil(antigo Banco da Terra), foi assinado na manhã desta terça-feira(21), na Agência do Banco do Brasil de Palmitinho.

O programa federal incentiva a compra de terras na agricultura tornando-se uma importante ferramenta para que agricultores possam expandir ou adquirir a sua primeira área de terra e assim manter as famílias no campo.


O programa permite que agricultores com idade entre 18 e 70 anos, que comprovarem ter experiência de, no mínimo, cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos, possam adquirir área de terra com juros reduzidos e com possibilidade de pagamento em até 25 anos com 36 meses de carência.


O Agricultor beneficiado foi Alex Albarello da Silva(18), morador da Linha Zatti. Ele adquiriu uma área de 4,8 hectares, que conforme o agricultor, será destinada a ampliar a área de terra que a família já possui. De acordo com o jovem, a nova área de terra vai permitir a permanência na agricultura, sendo possível a expansão de atividade como: produção de leite, fumo, milho, além da produção de porongos.


Conforme o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, o programa é muito importante para manter famílias no campo. – Este é o primeiro contrato de um programa muito importante para manter as famílias no campo, dando condições para que estas famílias possam ampliar a sua área de terra e assim aumentar a produção, destacou.


O Ato de assinatura do contrato ocorreu na Agência do Banco do Brasil de Palmitinho. Estiveram presentes, além do beneficiário Alex Albarello da Silva; e o seu pai, Roque Proença da Silva; o Gerente Regional da Emater/RS, Luciano Schwerz; o Gerente Regional Adjunto, Cleomar De Bona; o Supervisor, Clairton Dalforno; a Chefe do Escritor da Emater/Palmitinho, Valéria Zanatta Senger; o Técnico e Integrante do Comitê Gestor do Terra Brasil, Alex de Mello Rubin; o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha; o Vereador Lari Tranquilo Piaia; a Gerente Geral do Banco do Brasil de Palmitinho, Gislaine Carine Helfenstein.


Além do projeto já assinado, o município tem vários outros pedidos em andamento. Os projetos aguardam análise do Governo Federal, gestor do programa, sendo que as librações são aguardadas para os próximos meses. No município, o Comitê Gestor do Terra Brasil é formado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Conselho Agropecuário e Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR).





Foto: Divulgação