Município descarta mais de sete toneladas de vidro


Com o objetivo de dar o destino correto a materiais de vidro não mais utilizáveis, o departamento responsável da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente destinou 7,12 toneladas do material para reciclagem entre os anos de 2020 e 2021.


Conforme o Coordenador do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Alex Negrini, a iniciativa é de suma importância tendo em vista que esses materiais representam grandes danos ao meio ambiente, além do risco de causar ferimentos nos servidores da prefeitura que recolhem estes objetos. – O descarte é de extrema importância para dar o destino ambientalmente correto a esses materiais, além de evitar acidentes com os colaboradores responsáveis pela coleta e com as próprias famílias onde estes lixos ficam armazenados, relata.


Para facilitar o descarte, um contêiner está colocado próximo a Secretaria de Obras, onde a população pode descartar esses materiais que posteriormente são enviados ao Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos(Cigres). No local devem ser colocados todos os tipos de vidros, exceto lâmpadas e eletrônicos. O Departamento pede que sejam descartados somente vidros neste local, sendo que todos os demais tipos de materiais devem ser descartados junto ao lixo comum.


Conforme levantamento do departamento responsável, em 2020 foi destinado ao Cigres um total de 4,9 toneladas e em 2021, no período que compreende até o dia 28 de abril, foram 2,22 toneladas de vidro descartados.




Fotos: Departamento Meio Ambiente