Município faz força-tarefa para atender famílias atingidas pela estiagem


A Administração Municipal segue atendendo as famílias atingidas pela grave estiagem que afeta Palmitinho e vem causando grandes perdas na agricultura e pecuária do município.


Uma força-tarefa envolvendo a Defesa Civil Municipal, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, a Emater/RS, e a Secretaria de Obras e Viação está auxiliando diariamente as cerca de 350 famílias que necessitam do transporte de água para atender a demanda de suas propriedades.


Conforme a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, atualmente são aproximadamente 300 famílias atendidas com o transporte de água para o consumo animal e outras cerca de 50 que necessitam de água para o consumo humano, tendo em vista de que as fontes de bebedouros e açudes secaram.


De acordo com os dados da Secretaria, são ao menos 6 caminhões, um trator distribuidor do município e cerca de 30 tratores de agricultores que de forma voluntária levam água para as famílias. – São aproximadamente 840 mil litros de água por dia em um trabalho intensivo dos servidores que dedicam até 14 horas diárias de trabalho para atender as famílias, relata o Secretário do Planejamento e Ex-Secretário da Agricultura, Cleber Luís Sponchiado.


O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, destaca que a água é retirada de pontos autorizados de captação no Rio Guarita, com o auxílio de voluntários e de veículos do município ou terceirizados, que chegam a percorrer 260 quilômetros diários para atender as famílias. – A Administração, com o esforço de nossos servidores e com o auxílio de voluntários, está amplamente mobilizada para atender a todas as famílias que necessitam desse suporte do município para o transporte da água, frisa.


Segundo levantamento realizado recentemente, os custos mensais chegam a R$ 500 mil de recursos próprios do município. - O levantamento será enviado para autoridades estaduais e federais a fim buscar auxílio destes entes e assim somarmos forças continuar atendendo as nossas famílias, buscando amenizar as grandes perdas já registradas, salienta o Prefeito Municipal em Exercício Elisandro da Silva.







Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal

Foto: Dejair de Castro/Ascom