Municípios reportam danos à Defesa Civil estadual em razão das chuvas
- Dejair De Castro
- 23 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Pelo menos quatro municípios reportaram danos à Defesa Civil do Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas que atingiram a região Noroeste do Estado na tarde desta segunda-feira, 22. Em Tuparendi e Santo Cristo, foram registradas cinco residências afetadas em cada cidade. Já em Senador Salgado Filho, houve alagamentos pontuais em áreas rurais que dificultaram o trânsito. Em Frederico Westphalen, o volume de chuva causou alagamentos em residências e estabelecimentos comerciais, além de deixar parcialmente submersos veículos estacionados nas ruas.
Conforme o balanço do órgão no fim da tarde desta segunda, Porto Lucena (155,4 mm), Santa Rosa (134,6 mm) e Porto Vera Cruz (111 mm) foram as cidades que registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 12 horas. Já a Capital, Porto Alegre, teve as rajadas de vento mais fortes do estado seis horas, com 55 km/h.
Frederico Westphalen
Vídeos nas redes sociais mostram ruas como verdadeiros rios, com uma correnteza forte, água na altura do capô dos carros e invadindo estabelecimentos comerciais. Conforme a prefeitura local, a chuva começou por volta das 16h e durou cerca de 30 minutos. Até o momento, não há informação sobre feridos. O boletim das 18h da Defesa Civil estadual afirma que a chuva provocou o alagamento de residências, estabelecimentos comerciais e deixou parcialmente submersos veículos estacionados em vias públicas.
Porto Vera Cruz
Em Porto Vera Cruz, no Noroeste do Estado, o prefeito Jaime Domingos Taffarel cogitar decretar situação de emergência em razão dos problemas registrados na zona rural da cidade, onde pelo menos sete pontilhões foram cobertos por lâmina d'água, resultando na interrupção temporária do tráfego em estradas vicinais. “Vamos avaliar amanhã (terça) como vai amanhecer”, afirma. No município, também foram relatados casos de canos estourados, transbordamento de bueiros e o desmoronamento de uma pequena ponte. Não há informações sobre feridos.
Fonte: Correio do Povo




.jpg)
Comentários