
Motoristas acostumados a frear bruscamente antes dos radares para evitar multas precisam redobrar a atenção. Uma nova tecnologia de fiscalização, ainda em fase experimental, está sendo testada em cidades como Curitiba (PR), municípios de Minas Gerais e no interior de São Paulo.
Diferente dos radares fixos convencionais, que utilizam sensores no asfalto, o novo equipamento faz uso de ondas eletromagnéticas para identificar motoristas que ultrapassam o limite de velocidade antes e depois do ponto de medição. A tecnologia, baseada no efeito Doppler, permite detectar a velocidade do veículo até 50 metros após a passagem pelo radar, o que impede a chamada "freada estratégica" para escapar de multas.
Além da fiscalização de velocidade, os novos dispositivos também são capazes de flagrar outras infrações de trânsito, como mudança de faixa em local proibido e avanço de sinal vermelho.
Os equipamentos já estão homologados pelo Inmetro e seguem a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sendo submetidos a aferições periódicas. Com essa nova abordagem, a expectativa é aumentar a segurança viária, garantindo que os motoristas respeitem os limites de velocidade não apenas no momento da medição, mas ao longo de todo o percurso.
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