Novo lote de vacinas deve atender idosos a partir de 73 anos em Palmitinho


A 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS) recebeu nesta quinta-feira(18), um novo lote de vacinas contra a Covid-19.


Na ocasião, 5.340 doses do imunizante CoronaVac, do Instituto Butantan, foram entregues pela Secretaria Estadual de Saúde, oriundos do Plano Nacional de Imunizações. Esta remessa de unidades irá permitir alcançar 100% da imunização dos profissionais que atuam na área da saúde na região e garantir a sequência da vacinação em idosos.


Além disso, o lote de mais de cinco mil vacinas recebidos nesta semana será destinado especificamente para aplicação da primeira dose. A distribuição aos municípios da abrangência da 2ª CRS iniciou na tarde da quinta-feira. De acordo com a coordenadora da 2ª CRS, Marly Vendruscolo, a faixa etária dos idosos que poderão ser vacinados dependerá do andamento da imunização em cada cidade.


– O município que já tenha vacinado 100% dos idosos de 85 anos, 80 anos e de 77 anos, pode começar a fazer a vacina nos idosos com idades subsequentemente inferiores aqueles grupos em que já tenha sido finalizada a imunização – detalha Marly.

Em Frederico Westphalen, por exemplo, o último comunicado da prefeitura informava que idosos com 75 anos ou mais poderiam se dirigir aos postos para serem imunizados.


Em Palmitinho, a nova remessa da vacina deve atender o restante do público com 76 anos e posteriormente será atendido idosos com 75, 74 e 73 anos, respectivamente. Com o novo lote recebido, o município atinge 916 doses, montante suficiente para atender cerca de 7% da população.



Foto: Dejair de Castro/Arquivo VP