Palmitinho entre os destaques na Votação da Consulta Popular


O Município de Palmitinho encerrou nas primeiras posições o seu desempenho na votação da Consulta Popular 2021. A votação foi encerrada no último dia 15 de dezembro e contou com a participação de 1.031 eleitores palmitinhenses, colocando o município entre os sete melhores de um total de 22 municípios da região. Em nível de RS o município ficou com a posição 19 no total de 497 cidades.


A participação no processo define a vinda de recursos para o seu município. A votação ocorreu exclusivamente de forma virtual. Instituída pelo Governo do Estado em 1998, a consulta permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). A verba é distribuída de acordo critérios como população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).


Nesta edição, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu cerca de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.


Em Palmitinho e região as demandas mais votadas foram: Promover a recuperação e a conservação dos solos e das águas dos municípios do CODEMAU; Fortalecer o turismo da região do CODEMAU através de divulgação e qualificações dos empreendedores e demais agentes envolvidos no setor; e Fomentar as cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento local e regional.


O resultado final da votação da região do CODEMAU mostra as demandas mais votadas e os municípios com maior participação no processo.