Palmitinho realiza Feira do Peixe Vivo e da Agricultura Familiar


Com o objetivo de fomentar a piscicultura e as vendas de produtos produzidos em agroindústrias do Município, a Administração Municipal e a Emater/RS estão promovendo a Feira do Peixe Vivo e da Agricultura Familiar.


A exposição foi aberta na manhã deste quarta-feira(13) e conta com a participação de ao menos dois piscicultores, além das agroindústrias: Recanto das Flores, Trentin Artesanatos em Madeira e a Agroindústria Alves Machado Panificados.


Conforme o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Evonir da Rocha, a iniciativa é uma oportunidade de a população adquirir os peixes para a Semana Santa, além de expor os produtos das agroindústrias locais. – A Feira valoriza o trabalho de nossas agroindústrias, permitindo que as mesmas façam a exposição de seus produtos. Além disso, esta iniciativa possibilita que a população possa adquirir os peixes para a Semana Santa, diretamente de propriedades de nosso município, destaca.


O Técnico da Emater de Palmitinho, Luan Jaques da Costa, ressalta que este é o período mais esperado pelos piscicultores, sendo que a feira possibilita a comercialização dos peixes diretamente para a população, em um período em que o consumo de peixe é tradicional.


Atualmente o município de Palmitinho conta com 76 produtores de peixes, sendo que 8 propriedades produzem para venda, no sistema mais semi-intensivo com uso de ração, controle de qualidade da água e uso de outras tecnologias. Embora a estiagem tenha prejudicado a atividade, a Emater estima que sejam comercializados em torno de 2800 kg de peixe, durante a Semana Santa.






Com informações da Ascom Prefeitura Municipal

Fotos: Dejair de Castro/Ascom