top of page

Palmitinho tem primeiros formados de Convênio de Curso de Sucessão Rural


O Prefeito Municipal, Caetano Albarello, prestigiou a formatura dos primeiros palmitinhenses a concluir o curso do qual está incluso o Programa Regional de Sucessão Rural, cujo convênio é mantido entre o Município de Palmitinho e a Universidade Regional Integrada de Frederico Westphalen (URI-FW). A formatura ocorreu na noite deste sábado(17), no Salão de Atos da universidade.


O convênio foi iniciado em meados do ano de 2020, permitindo que município custeie parte da mensalidade de alunos no curso de Tecnologia em Agropecuária na URI-FW. O programa prevê o pagamento de 50% da mensalidade, contemplando até 12 jovens do município, com foco na Sucessão Rural das propriedades.


Conforme o Prefeito Municipal, Caetano Albarello, é uma alegria prestigiar a formatura dos primeiros contemplados no programa em uma iniciativa que deverá ter continuidade no próximo período. – Queremos parabenizar os formandos e dizer que é uma alegria prestigiar esse momento, quando temos os primeiros formados após o convênio que iniciamos em 2020. Nos próximos anos teremos novos formados e com certeza sentiremos o reflexo nas propriedades onde estão sendo colocados em práticas o conhecimento obtido durante o curso, destaca.


Além dos estudantes do Programa Regional de Sucessão Rural, também fizeram a colação de grau, beneficiários do Crédito Fundiário, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), na turma do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária. No total, foram 32 formandos, sendo 25 alunos pelo Pronera, beneficiários do Crédito Fundiário e mais sete acadêmicos do Programa Regional de Sucessão do Campo.


Entre os formandos estiveram 7 palmitinhenses; Natan Fagundes Ernest, Jean Carlos Bonifácio e Vanderlei Magnus Vargas, beneficiários do Programa de Sucessão Rural. Já os acadêmicos: André Rodrigues, Diogo Rodrigues, Miguel de Souza Júnior e Janilton Rodrigues, estão entre os contemplados do Pronera.

 

De acordo com o coordenador do Curso de Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hillesheim, a terceira turma do Pronera é resultante de muitos desafios, entre eles, o de ter iniciado o curso em plena pandemia de Covid-19. “Foram 3,5 anos de formação sempre motivados pela dinâmica da alternância, teorizar a prática e praticar a teoria. Com esta formatura, a região terá mais um grupo de futuros empreendedores do campo, com a missão de produzir alimento, agregar valor à produção e produzir de forma sustentável com sistemas mais adequados à qualidade de vida”, explica o docente.


O curso tem por objetivo possibilitar aos agricultores que acumulem conhecimentos técnicos, administrativos, sociais e ambientais, nas suas unidades de produção e nos seus espaços de convivência comunitária. A principal marca do curso é a dinâmica da alternância, que possibilita ao aluno, estudar seus desafios locais, suas necessidades e interferir de forma mais tecnológica e justa nos sistemas produtivos.


De acordo com o Professor e Coordenador do Curso de Agronomia e do Projeto do Pronera, Gelson Pelegrini, a parceria com os municípios é de muita importância para incentivar a sucessão rural das propriedades e o município de Palmitinho está inserido neste projeto. - O programa conta com o apoio do município, sendo muito importante para incentivar a permanência dos filhos de agricultores nas propriedades. Palmitinho foi o terceiro município a aderir ao programa que hoje conta com a adesão de 17 municípios da região. A solenidade de formatura foi um momento muito importante, quando as famílias estiveram presentes prestigiando a colação de grau que concedeu o diploma de nível superior para esses agricultores, destaca.


Também estiveram presentes na formatura, a coordenadora da Diretoria de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com sede em Brasília, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, e o superintendente da Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul, Nelson José Grasselli. Além do Prefeito Municipal, Caetano Albarello, a formatura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Palmitinho, Olívio da Costa.









Fonte: Acom/Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação/URI-FW

Comments


bottom of page