top of page

Perdas com a estiagem passam de R$ 22,1 milhões em Palmitinho


A nova estiagem que vêm afetando a agricultura de nossa região está refletindo em grandes perdas para agricultura. A grave situação fez com o município de Palmitinho decretasse situação de emergência, após o levantamento de perdas realizado pela Defesa Civil Municipal, através de um trabalho conjunto que envolveu a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Emater/RS.


As perdas econômicas chegam a R$ 22,1 milhões, sendo que o reflexo da estiagem é visível nas lavouras, afetando principalmente a cultura do milho, onde as perdas chegam a 80% no plantio do milho do tarde.


Recentemente a situação foi discutida em reunião promovida pela Associação dos Municípios da Zona da Produção(AMZOP), na qual os prefeitos definiram ações conjuntas de combate a estiagem e pediram o auxílio dos governos estadual e federal para auxiliar as famílias.


Conforme o Coordenador da Defesa Civil Municipal, José Luiz Queiroz, o Decreto Municipal foi encaminhado para a Defesa Civil estadual e aguarda o reconhecimento do Governo do RS. Enquanto isso o município segue tomando medidas emergências para amenizar os efeitos da estiagem que causa falta de água em pelo menos 130 famílias interioranas.


De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Luís Sponchiado, a administração empenhada em auxiliar os agricultores atingidos a fim de evitar perdas ainda maiores. – Estamos intensificando o trabalho de construção de silo para estocagem de silagem, além de disponibilizar os três tratores disponíveis na secretaria para auxiliar os agricultores quem não possuem os maquinários para a produção da silagem, destaca.


De acordo com o Secretário, as ações também ocorrem com o transporte de água para propriedades afetadas com maior gravidade e que necessitam de água potável para o consumo humano e também para os animais, principalmente em pocilgas e aviários. O trabalho conta com a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Viação e pelo menos três caminhões pipas estão trabalhando exclusivamente para atender as famílias.




Fotos/Emater e Secretaria da Agricultura

bottom of page