Semana permanece com baixos volumes de chuva no RS


A próxima semana permanecerá com baixos volumes de precipitação na maior parte do Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 43/2021, elaborado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Emater-Ascar e Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA).


Na sexta-feira (29), a presença de uma massa de ar quente ocasionou em tempo firme e temperaturas elevadas, com valores superiores a 30°C na maioria das regiões. Houve registro de chuva isolada com ventos fortes e granizo em cidades da região. Em Palmitinho foram registrados estragos em lavouras em localidades atingidas pelo granizo.


Neste sábado (30) e no domingo (31), o ingresso de ar úmido favorecerá o aumento da nebulosidade e a combinação de umidade e calor favorecerá a ocorrência de pancadas isoladas de chuva em todo o Estado.


Na segunda-feira (1º), o ar quente e úmido seguirá predominando, com possibilidade de chuvas isoladas nas faixas Norte e Nordeste. Na terça-feira (2) e quarta-feira (3), o deslocamento de área de pressão e de uma frente fria provocarão chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.


Os valores previstos deverão oscilar entre 10 e 20 milímetros (mm) na maioria das regiões e somente entre a Campanha e o extremo Sul, bem como na Serra do Nordeste, os totais deverão oscilar entre 20 e 35 mm.


Confira a íntegra da previsão para Palmitinho: