Produtores investem em implantação de cisternas


Desenvolver ações preventivas a futuras estiagens é o objetivo da Administração Municipal de Palmitinho, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.


Entre as ações realizadas está o incentivo a implantação de cisternas, sistema de armazenamento de água da chuva, que garante uma significativa reserva de água para o abastecimento de propriedades com criação de animais.


O sistema consiste em um reservatório que faz a captação e armazenamento da água da chuva através de calhas que levam a água até as cisternas. É um equipamento economicamente sustentável e seguro utilizado para o reaproveitamento da água no uso doméstico ou para a dessedentação animal, explica o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Luís Sponchiado. – Com a forte estiagem que vem afetando o município a cerca de dois anos, iniciativas como estas são muito importantes para garantir ao produtor uma água de qualidade com um sistema sustentável, desta o Secretário.


De acordo com a Secretaria, o investimento é ainda mais importante em se tratando de propriedades produtoras de aves e suíno, onde o consumo de água é maior e demanda de melhor qualidade da água oferecida. – O sistema de cisternas garante uma qualidade superior à de poços artesianos e além de garantir o abastecimento das propriedades, reduz custos de transporte de água pelo município, relata Sponchiado.


Em Palmitinho, os produtores: Sebastião Franscisco Pastório(Linha Esquina do Comércio), Eloir Pagno(Linha Ponte do Guarita) e Eleandro Lisik(Linha Seca), já aderiram ao sistema que tem o incentivo do município com a abertura de vala, auxílio com aterro e terraplanagens. O maior investimento está na propriedade de Eleandro Lisik, onde o sistema tem capacidade de armazenar até 2 milhões de metros cúbicos de água.


Além do incentivo do município, o sistema de cisternas vem se torando uma exigência das empresas integradoras de aves e suínos, o que deve elevar o número de investimentos no próximo período.




Fonte: Ascom/Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação