Programa Incentiva a Apicultura no município


Um grupo de 34 apicultores foi beneficiado no Programa de Incentivo a produção de mel no município. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e da Emater/RS, com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Palmitinho.


O programa beneficiou os produtores que participaram de curso de capacitação no “Projeto Apicultura Teoria e Prática”, onde aprenderam mais sobre o manejo geral de colmeias e técnicas para alavancar a produção, destaca o Técnico da Emater Luan Jaques da Costa. - Os mesmos receberam caixas para a expansão da produção de mel em suas propriedades, além de uma desoperculadora elétrica, que será usada de forma comunitária pelos beneficiários, auxiliando na retirada de uma fina camada de cera que as abelhas utilizam para fechar os opérculos das células com mel maduro, explica o Técnico.


O ato de entrega ocorreu na última sexta-feira(25), ocasião em que os produtores receberam uma caixa gratuita, além de obter um desconto de 50% do valor de até cinco caixas.


Conforme o Coordenador do Projeto de Expansão da Apicultura no Município, o Servidor da Secretaria Municipal da Agricultura, Edson Luis Rech, o município conta atualmente com aproximadamente 800 caixas de abelhas, com uma produção anual estimada em 12 mil quilos de mel, mas com grande potencial de expansão.


Durante o desenvolvimento do projeto, os apicultores participaram de cursos onde foram abordadas práticas de produção, divisão de enxames, captura e divisão de enxames, troca de cera, troca de rainha, alimentação e manejo de verão, entre outras práticas de fundamental importância para aumentar produção do mel no município.

O ato de entrega foi realizado no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do Prefeito Municipal Caetano Albarello, do Prefeito em Exercício Elisandro da Silva, dos Secretários Evonir da Rochas(Agricultura e Meio Ambiente) e Cleber Sponchiado(Planejamento). A atividade também contou com a presença de vereadores do município, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal, Gendir Luiz Negrini.



Foto: Divulgação/Emater/RS