Projeto de melhorias de açudes tem obras iniciadas


Contemplando inicialmente 10 propriedades de Palmitinho, o Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura Rural, teve as obras iniciadas na primeira semana de fevereiro, em Palmitinho.


O Programa Estadual tem como objetivo a Redução do Impacto da Estiagem e Qualificação da Infraestrutura no Campo, apoiar a construção de estruturas de reservação de água para usos múltiplos, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Estado.


No programa estão sendo disponibilizadas 24 horas de prestação de serviços mecanizados para as obras, além de acesso a projeto técnico, licenciamento ambiental e outorga de uso de água. O Programa está sendo Desenvolvido pelo Departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água – DINFRA, sendo monitorado pela Sala de Gestão e integrante do Acordo de Resultados.


As primeiras propriedades atendidas são dos produtores Alex e Valmir de Souza(Linha Maurina), e Derli Verdi (Linha Santo Antônio). De acordo com o Técnico da Emater/Palmitinho, Luan Jaques da Costa, a Emater ficou responsável pelos projetos técnicos, levantamento topográfico e a documentação, além de fazer o acompanhamento do trabalho nas propriedades.


Os critérios adotados para a escolha das famílias foram definidos pelo Conselho Municipal da Agricultura, sendo atendidas as famílias que tiveram maiores perdas durante o período da estiagem e que ainda não haviam sido atendidas pela força-tarefa promovida pela Administração Municipal, através das secretarias de Obras e Viação e Agricultura e Meio Ambiente.


De acordo com dados da Secretaria Municipal da Agricultura, o trabalho desenvolvido pelas secretarias já havia atendido cerca de 500 propriedades com ações de prevenção, limpeza, aberturas de bebedouros, de micro açudes e exploração de novas fontes d’água.




Foto: Divulgação/Emater/RS