Iniciou na segunda-feira(18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil futuros recenseadores convocados pelo IBGE. O treinamento acontece em cerca de 5 mil locais de treinamento e 10 mil salas de aula espalhadas por todos os estados do país.
O período de aprendizado tem carga horária de oito horas e durará cinco dias, se encerrando na próxima sexta-feira (22). Os profissionais que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de capacitação, na segunda-feira (25).
Nesta semana também começou o treinamento dos agentes censitários de pesquisa por telefone (ACT), com aulas iniciadas na terça-feira (19) até o dia 27. Responsáveis por atuar no Centro de Apoio ao Censo (CAC), os agentes foram divididos em turmas, podendo escolher o turno para o treinamento conforme a sua disponibilidade de horário. Os ACTs atuarão no Censo ajudando a esclarecer dúvidas de quem optar por preencher o questionário pela internet ou por telefone.
“Começaremos a etapa presencial do treinamento dos recenseadores, mas eles já estão sendo treinados há tempos”, ressalta a gerente de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno. “Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula”, acrescenta.
Treinamento em Palmitinho
Em Palmitinho o treinamento ocorre na Câmara Municipal de Vereadores, reunindo os 7 Recenseadores, 1 Agente Censitário Municipal (ACM) e 1 Agente Censitário Supervisor (ACS).
O treinamento prepara os profissionais para o trabalho de campo onde serão visitadas todas as residências do município a fim de coletar dados sobre o número de habitantes do território, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros.
De acordo com o Prefeito Municipal, Caetano Albarello, o trabalho dos recenseadores é muito importante para mostrar o contingente populacional e as características do município. – O trabalho é muito importante e estamos dando o máximo de apoio para os recenseadores. Pedimos a população que os recebam bem e preste as informações solicitadas, pois estes dados são muito importantes para atualizar as informações sobre o número de habitantes de nosso município e as características de nossas famílias, salienta.
A coleta de dados deve iniciar em 1º de agosto com duração prevista de até 5 meses. Neste período pede-se que a população receba os agentes, prestando as informações corretamente e assim auxiliando para que a pesquisa tenha a maior assertividade possível.
Fonte: Ascom/Prefeitura Palmitinho
Foto: Ascom/Dejair de Castro
Kommentare