RS celebra o Dia do Gaúcho
- Dejair De Castro
- 21 de set.
- 1 min de leitura

O Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, é uma data repleta de simbolismos e tradições que foram passadas de geração em geração. Seja no Acampamento Farroupilha ou em casa, desfrutando de um bom chimarrão em família, a data é uma oportunidade para relembrar a Revolução Farroupilha.
Em pesquisa realizada pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas com 200 piquetes, mais de 70% dos acampados indicaram ter interesse em montar seus piquetes a partir de agosto. Diante disso, os preparativos para concluir esta “façanha” já começaram e podem, inclusive, serem feitos dentro das cozinhas das famílias gaúchas.
O que é o Dia do Gaúcho?
O Dia do Gaúcho surgiu a partir da Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, que ocorreu entre 1835 e 1845. Organizada pela elite do estado, a revolta foi motivada, principalmente, pela insatisfação com a política fiscal do governo imperial do Brasil sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca), além de buscar maior autonomia econômica na região. Dessa forma, os lanceiros negros lutaram ao lado das tropas gaúchas para proclamar a República do Piratini.
Desde então, uma série de eventos são realizados todos os anos ao redor do estado em celebração ao Dia do Gaúcho. Nos holofotes destas homenagens estão o churrasco e o chimarrão — a comida chegou a ser intitulada como o prato típico do Rio Grande do Sul com a bebida, que foi considerada o símbolo do estado, conforme a lei 11.929/2003 — que estão presentes na vida da maioria dos gaúchos.




.jpg)
Comentários