top of page

RS deve receber cinco novos institutos federais até 2026


O Rio Grande do Sul está prestes a receber um reforço significativo na área da educação profissional e tecnológica, com a construção de cinco novos institutos federais até 2026. Os municípios contemplados com as unidades serão Caçapava do Sul, Gramado, Porto Alegre, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga.


Essa expansão faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que destinará um total de R$ 3,9 bilhões para os novos campi, cada um com capacidade para oferecer 1,4 mil novas vagas. O objetivo principal da iniciativa é fortalecer a educação profissional e tecnológica em todo o país.


Os institutos federais desempenham um papel fundamental nesse contexto, oferecendo ensino gratuito em diversos níveis, desde a Educação Básica até a Superior, com foco na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.


Além do Rio Grande do Sul, outras regiões do país também serão contempladas com a inauguração de novos campi, com destaque para o Nordeste, que receberá o maior número de unidades, totalizando 38. Essa distribuição regional visa democratizar o acesso à educação de qualidade e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em todas as partes do Brasil.










Fonte: ClicPortela

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Comments


bottom of page