top of page

RS inicia prazo para Declaração Anual de Rebanho


A partir desta segunda-feira(15), começou o período para os pecuaristas realizarem a Declaração Anual de Rebanho referente ao ano de 2024, no Rio Grande do Sul. Esta declaração é uma obrigação sanitária para todos os produtores rurais gaúchos detentores de animais e se estenderá até o dia 14 de junho.


Uma novidade implementada desde o ano passado é a possibilidade de realizar a declaração diretamente pela internet, utilizando o módulo específico dentro do Produtor Online. No entanto, aqueles que preferirem podem preencher os formulários em PDF ou fazer a declaração presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, contando com o auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com a senha do Produtor Online.


A Declaração Anual de Rebanho inclui um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Além disso, formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, abelhas, entre outros.


No formulário de caracterização da propriedade, são abordados campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais contêm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.


No ano de 2023, a declaração teve uma adesão de 84,19%, mantendo-se condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores. A expectativa é que os pecuaristas cumpram o prazo estabelecido para a declaração deste ano, contribuindo para a vigilância sanitária e o controle da atividade pecuária no estado.









Fonte: ClicPortela

Opmerkingen


bottom of page