RS lidera número de ocorrências no segundo turno das Eleições 2026

O Rio Grande do Sul figurou no topo do ranking nacional em número de ocorrências registradas durante o segundo turno das Eleições 2026. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Estado contabilizou 19 das 89 ocorrências oficiais anotadas em todo o país até o início da tarde de domingo(25).
Em âmbito nacional, o balanço apontou registros de violação do sigilo do voto, propaganda eleitoral irregular, episódios de desordem em seções e vias de fato. Paralelamente, a Polícia Federal informou que conduziu 38 investigados e lavrou 26 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) durante o pleito, somando mais de R$ 51,9 milhões em bens e valores apreendidos ao longo das operações eleitorais de 2026.
Detalhamento dos registros no Estado
Dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) contabilizaram 22 ocorrências em solo gaúcho entre o sábado (24) e a tarde de domingo. O balanço incluiu 12 crimes eleitorais distribuídos por municípios como Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Rosa, Canoas e Novo Hamburgo.
O relatório estadual anotou ainda episódios isolados de boca de urna, propaganda irregular, desordem, ameaça, lesão corporal contra agente público e furto em local de votação. Quanto ao funcionamento dos equipamentos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 23 urnas eletrônicas precisaram de substituição técnica no Estado, o que representou 0,08% do total de seções em operação.
Urna eletrônica é substituída em Gravataí teclas serem coladas
Uma urna eletrônica precisou ser substituída na manhã deste domingo, 25 de outubro, em uma seção eleitoral localizada na Escola Municipal Getúlio Vargas, no município de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o equipamento teve as teclas com os números 2 e 3 danificadas devido ao uso de cola por uma eleitora. A suspeita efetuou o voto e deixou o local antes que os mesários percebessem o travamento dos botões. A Polícia Federal e a Justiça Eleitoral foram acionadas para apurar o caso.
Balanço de substituições no Estado
A substituição do equipamento foi concluída em cerca de 30 minutos, permitindo a normalização do fluxo de votação na seção. Segundo boletim divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Rio Grande do Sul, 23 urnas eletrônicas haviam sido substituídas nas primeiras duas horas do pleito (das 8h às 10h), o que corresponde a 0,08% do total do Estado. Em âmbito nacional, 467 equipamentos foram trocados no mesmo período, representando 0,09% da rede de urnas em operação no país


Comentários