top of page

RS registra vendavais e sensação térmica de quase 50ºC



Milhões de gaúchos enfrentaram nesta segunda-feira(18) mais um dia escaldante. As temperaturas à tarde não atingiram marcas de 40ºC, como no fim de semana, mas o aumento da umidade foi responsável por sensação térmica beirando os 50ºC durante a tarde. A formação de nuvens de tempestade trouxe vendavais.


O calor se fez presente desde o começo do dia nesta segunda-feira. À meia-noite, alguns bairros de Porto Alegre registravam 30ºC e fazia até 31ºC no vales. A mínima oficial da Capital, na estação convencional do bairro Jardim Botânico, foi de 25,6ºC - a mais alta para dezembro desde 31 de dezembro de 2014, quando fez 26,7ºC. Já para qualquer mês do ano, a mínima foi a mais alta desde 2021, quando no dia 10 de janeiro a temperatura não baixou de 25,8ºC na estação convencional.


Durante o dia, o calor foi implacável. Com maior umidade, no meio da tarde, o índice de calor (sensação térmica) em Porto Alegre era de 46ºC com temperatura de 35ºC e umidade de 63%. A sensação era descrita por porto-alegrenses nas redes sociais como “sufocante” nas ruas.


No interior, as temperaturas máximas mais altas nesta segunda-feira foram de 39,2ºC em Porto Xavier, 38,9ºC em Horizontina, 38,5ºC em Porto Vera Cruz e 38,2ºC em Santa Rosa, todas cidades do Noroeste. Nos vales, as máximas entre 35ºC e 38ºC foram as predominantes.


Na Grande Porto Alegre, as maiores máximas foram de 37,7ºC em Campo Bom e 37,0ºC em Novo Hamburgo. O índice de calor à tarde em Campo Bom foi a 48ºC. Na Capital, a máxima até às 15h na estação oficial foi de 35,9ºC, mas com sensação de calor muito maior pela umidade acima de 60%.

Vendaval no Oeste gaúcho


Uma linha de instabilidade avançou a partir do Uruguai para o Oeste do Estado com rajadas de vento de 107 km/h em São Borja, 96 km/h em Uruguaiana, 95 km/h em Santiago, 74 km/h em São Luiz Gonzaga, e 72 km/h em São Vicente do Sul e em Santa Rosa.


Previsão do tempo

A instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira(19). Após uma onda de forte calor, o Estado terá um dia menos aquecido e a expectativa é até de clima agradável no fim da tarde e no começo da noite, especialmente no Oeste no Sul.

As temperaturas apresentam reduções nos próximos dias, mas o calor deve retornar no feriadão de Natal.


תגובות


bottom of page