RS tem 65% de probabilidade de ter La Niña nos próximos três meses
- Dejair De Castro
- 12 de out.
- 2 min de leitura

As projeções do APEC Climate Center (APCC), sediado na Coreia do Sul, indicam 65% de probabilidade de transição da fase neutra para fase fria (La Niña) no trimestre de outubro a dezembro de 2025. É o que aponta o Boletim Trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (COPAAERGS), coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI). As previsões apresentadas pelo boletim são baseadas no modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O prognóstico climático indica chuvas variando de normal a ligeiramente abaixo da média na maioria das regiões do RS no último trimestre do ano. O mês com maiores desvios negativos de precipitação pluvial deverá ser dezembro, especialmente na metade Sul e no Oeste do Estado. Nos meses de outubro e novembro, as precipitações devem ficar mais próximas da média, porém, com maior irregularidade espacial, havendo leve tendência de ficar abaixo da média, principalmente em novembro.
As temperaturas do ar sobem gradativamente ao longo do trimestre, devendo ter anomalias mais positivas em dezembro. Os meses de outubro e novembro são bastante variáveis, pois ainda ocorrem incursões frias seguidas de períodos com aquecimento. Com isso, não se descarta, inclusive, a ocorrência de geadas tardias. A amplitude térmica aumenta consideravelmente no trimestre, ou seja, algumas madrugadas frias podem ser seguidas de tardes quentes, especialmente entre novembro e dezembro.
O boletim do COPAAERGS é elaborado a cada três meses por especialistas em agrometeorologia de 13 entidades estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.
Próxima semana deve ser de tempo estável na maior parte do Estado
A previsão é de tempo estável na maior parte do Rio Grande do Sul nesta semana . As informações constam no Boletim Integrado Agrometeorológico nº 41/2025, produzido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), em parceria com a Emater-Ascar e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA).
Para esta Segunda-feira (13): o sistema que atuou sobre o estado no final de semana começará a se afastar, reduzindo sua influência sobre o Estado. Porém, na segunda, terça e quarta-feira(16), o tempo deve voltar a se manter estável, mas sem expectativa de chuva significativa na maioria das regiões.
Confira a Previsão do Tempo para Palmitinho:
Com informações da SEAPI-RS




.jpg)
Comentários