top of page

RS tem ao menos 70 mil candidatos na fila para tirar CNH


O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RS) estima que ao menos 70 mil candidatos estão na fila para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). São 112 mil processos abertos no Estado, mas 42 mil deles estão sem movimentação há mais de 12 meses. Segundo o órgão, são candidatos que nem mesmo tentaram realizar as provas.


Ainda assim, futuros motoristas relatam atrasos de até seis meses para marcar provas e dar andamento ao processo.


O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SINDICFC) afirma que a fila pode chegar a 200 mil pessoas até o final do ano se a situação prosseguir como está.


O diretor técnico do DETRAN/RS, Fábio Pinheiro dos Santos, diz que os atrasos foram motivados pela pandemia de Covid-19, mas que já estão sendo superados.

— Logo que iniciaram os efeitos da pandemia, houve uma suspensão, praticamente dois meses de suspensão dos trabalhos de aplicação de prova. Acabou, depois de uma retomada desses exames dados os protocolos sanitários, [com] ofertas de vagas menores do que anteriormente — explica Fábio Pinheiro dos Santos.


O DETRAN/RS afirma que, atualmente, são ofertadas mais de 50 mil provas práticas por mês, número superior à média de 37 mil antes do início da pandemia.


O presidente do SINDICFC, Vilnei Sessim, diz que há falta de profissionais para aplicar os exames. — É necessário, sim, um aumento desse contingente de servidores para que possa ser dado conta para essas pessoas que estão aguardando por uma vaga — ressalta o dirigente.


Já o DETRAN/RS reitera que não há falta de servidores. No Estado, as regiões em que há mais demora na realização das provas são: Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas.





Fonte: G1 RS

Foto: Divulgação/Web





Comments


bottom of page