top of page

Saúde investiga primeira suspeita de gripe aviária em humano no RS


A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira que investiga a primeira suspeita de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em humanos no Rio Grande do Sul. As avaliações ocorrem com o condutor de uma das embarcações usadas para monitoramento e inspeção da Lagoa da Mangueira, em Santa Vitória do Palmar, na Estação Ecológica do Taim (ESEC).


O piloto teve material colhido e enviado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Ele e o colega que o acompanhava durante as movimentações diárias estão isolados na base de apoio à fiscalização Santa Marta, localizada na própria reserva ecológica.


Segundo o chefe da ESEC, Fernando Weber, o trabalhador de aproximadamente 38 anos apresentou sinal de febre, mas não participou da coleta nem da incineração dos animais encontrados mortos.


“Ele apenas pilotou o barco. Estava com todo o EPI (Equipamento de Proteção Individual) necessário e obrigatório para realizar o trabalho. Ele e o outro colega ficaram na base por precaução", esclarece. O resultado do exame é esperado para os próximos dias, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.








Fonte: Correio do Povo

Foto: Divulgação Seapi

Comments


bottom of page