top of page

Safra de grãos no Rio Grande do Sul deve ter aumento significativo, aponta Conab



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu sétimo levantamento da safra de grãos 2023/24, apontando que o Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas, numa área total de 78,53 milhões de hectares, representando uma queda de 8% em relação à safra passada. No entanto, o Rio Grande do Sul apresenta um cenário positivo, com previsão de colher 40,09 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 45,3% em relação à safra anterior.


O presidente da Conab, Edegar Pretto, destaca que após duas safras consecutivas de perdas na produção, as condições atuais são melhores e devem fazer com que a produção de soja, milho e feijão retorne a patamares normais. A produção de soja no estado deve atingir 21,89 milhões de toneladas, um aumento de 68,1% em relação à safra passada, tornando o RS o segundo maior produtor do grão no país, atrás apenas do Mato Grosso.


O gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico da Conab no RS, Marcio Schorr, destaca que a soja deve ter a produtividade retornando a valores próximos da média dos melhores anos, impulsionada pelo aumento de área. O estado também deve colher 5,13 milhões de toneladas de milho, 4,38 milhões de toneladas de trigo, 7,47 milhões de toneladas de arroz e 77,8 mil toneladas de feijão, com altas de 37,5%, 51,1%, 7,8% e 10%, respectivamente, em relação à safra anterior.


Apesar do aumento na produção, a área plantada com milho teve queda de 2%, totalizando 814,9 mil hectares, e a área com trigo caiu 6,5%, registrando 1,4 milhões de hectares. Já a área plantada com arroz teve aumento de 4,4%, chegando a 900,6 mil hectares, e a área com feijão teve aumento de 1,9%, atingindo 48,5 mil hectares.









Foto: Divulgação/Seapdr/RS

bottom of page