top of page

Semana deve ter chuva intensa e risco de cheias, alerta MetSul

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 15 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de jun.

ree

A semana inicia com alerta para chuva intensa e risco de cheias de rios e enchentes no Rio Grande do Sul, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia. Volumes entre 150mm e 300mm de precipitação são esperados em diversas regiões.


Antes do período chuvoso, a segunda-feira, 16, começará sob ar frio e tempo firme no estado. O sol deve aparecer pela manhã.


A trégua da chuva, porém, será curta. Isso porque, entre a tarde e a noite, a cobertura de nuvens volta a aumentar e o tempo se instabiliza com chuva em pontos do Oeste, Noroeste, Centro e da Campanha.


Mais a Leste e ao Nordeste do estado, a chuva chega no começo da terça-feira, 17.

Esta segunda amanhece com frio e deve gear em pontos da Campanha e dos Aparados. Como o ar frio se afasta rapidamente durante o dia, o que permitirá a volta da chuva, ar mais quente ingressa e a tarde será amena.


Alerta a partir de terça-feira

Segundo a MetSul, p pior da instabilidade é previsto entre a terça e quinta-feira que devem ter volumes de chuva muito altos, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana.


Os acumulados da semana podem ficar entre 100% a 200% da média histórica de junho todo em vários municípios.


As simulações indicam que a região da Lagoa dos Patos, Grande Porto Alegre, Oeste, Centro e o Noroeste devem ter os mais altos volumes. Parte da Serra também poderia ter chuva volumosa. Nestas regiões, vários pontos podem somar entre 100 mm e 200 mm.


Dados projetam que em alguns pontos do Centro para o Noroeste a chuva poderia superar 200 mm com marcas até acima de 250 mm em alguns setores.


Alagamentos e inundações

Há risco de alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais de diferentes municípios com risco de deslizamentos. A chuva volumosa trará subida de rios, sobretudo aqueles que cruzam o Oeste, Noroeste e o Centro do estado, como Uruguai, Ibicuí, Vacacaí, Ijuí, Ibirapuitã e Quaraí.


Rios do Centro do estado como Jacuí e no Vale do Rio Pardo também têm risco de cheia. O cenário exige atenção ainda nas bacias do Caí e Taquari.


Há risco de cheia do Guaíba em Porto Alegre com possibilidade de alagamentos nas ilhas.


A MetSul ressalta que, embora o cenário cause preocupação, não deve se comparar com as chuvas de maio de 2024.











Fonte - Correio do Povo

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page