top of page

Semana inicia com risco de temporais no Sul do país, alerta MetSul


Granizo é o principal risco meteorológico em tempestades isoladas que vão ocorrer no Rio Grande do Sul neste começo de semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Embora haja a possibilidade de vendavais isolados, a ocorrência de granizo é muito mais provável.


O ar mais quente vai ingressar no Sul do Brasil entre esta segunda-feira e a terça-feira. Quanto mais quente a atmosfera, mais instável ela se torna sob a presença de umidade. Com o ar mais quente e mais úmido, assim, cresce o risco de temporais localizados de granizo nesta primeira metade da semana.


Nuvens muito carregadas vão se formar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com tendência de avançar para parte do Paraná. A instabilidade mais forte deve ocorrer no Oeste e no Noroeste gaúcho assim como no Oeste catarinense. Na terça, nebulosidade de grande desenvolvimento vertical, logo propícia para gerar tempo severo, novamente vai se formar sobre o Sul do Brasil, especialmente na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e parte do Paraná com maior risco de temporais em localidades mais a Oeste da região.


O granizo deve ser de pequeno tamanho ou miúdo na grande maioria das cidades em que o fenômeno for registrado, prevê a MetSul Meteorologia, mas adverte-se que em setores muito isolados há risco de granizo de tamanho médio a grande.


Previsão para Palmitinho


Para Palmitinho e região a previsão é de sol aparecimento de sol nesta segunda-feira(16), mas logo a instabilidade chega trazendo chuvas com volumes significativos. A instabilidade deve seguir na terça-feira(17), com previsão de tempo fechado e chuvoso e riscos de temporais isolados.


Os volumes previstos são de 100 milímetros entre a segunda e a terça. A partir da quarta-feira(18), o sol predomina ainda deve ocorrer períodos de chuvas isoladas até o final de semana.




Comments


bottom of page