top of page

Sindicatos da região participam de mobilização em Porto Alegre

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • 20 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mai.

Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

Integrantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de municípios da região participaram da mobilização estadual,  nesta terça-feira(20), em Porto Alegre, liderada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS).


A comitiva da Associação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região do Médio Alto Uruguai (ASTRAMAU) integraram o grupo que acampou em frente à sede dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, reivindicando mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO) e medidas emergenciais.


O objetivo é garantir resoluções relacionadas ao Proagro onde os sindicalistas pedem que as mesmas sejam revistas com garantias de maior fiscalização e retorno efetivo do programa, fundamental para a agricultura familiar. Outro ponto central da mobilização é a renegociação das dívidas rurais, especialmente após quatro anos seguidos de adversidades climáticas, como estiagens severas e chuvas excessivas.


A mobilização também ocorreu em pelo menos 20 municípios do interior do Estado, com ações coordenadas por sindicatos ligados à FETAG-RS, à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL) e o Movimento SOS Agro RS.


Foto - Eduardo Oliveira/Fetag/Divulgação
Foto - Eduardo Oliveira/Fetag/Divulgação

Em Brasília, uma comitiva da Fetag-RS tem encontros agendados com o Banco Central e os ministérios da Fazenda, Agricultura e Desenvolvimento Agrário para discutir soluções ao endividamento rural.


O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmitinho, Bruno de Borba, acompanhou a comitiva durante a mobilização. Ele destacou a importância da mobilização a afim de avançar nas pautas que são de muita relevância para os agricultores.


Nota oficial da Fetag-RS

"A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETAG-RS) reforça que as mobilizações em defesa das demandas urgentes dos agricultores e pecuaristas familiares terão início nesta terça-feira, dia 20 de maio, em Porto Alegre.

Essas ações visam pressionar o governo federal a cumprir com a publicação da resolução sobre a prorrogação das dívidas e o fortalecimento do Proagro, medidas essenciais para garantir a sobrevivência das famílias do campo diante da crise que enfrentam.

A FETAG-RS convoca todos os trabalhadores rurais a participarem ativamente das mobilizações para que suas vozes sejam ouvidas e as soluções efetivas finalmente cheguem."

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page