top of page

Sistema free stall ganha força na bovinocultura leiteira

A adoção do sistema free stall vem se destacado entre os produtores de leite de Palmitinho devido à sua eficácia em otimizar o tempo e aumentar a produção. Amplamente utilizado no confinamento de rebanhos leiteiros em diversos países, o sistema é caracterizado por áreas com camas individualizadas, corredores de acesso e pistas de trato.


Conforme os técnicos da Emater de Palmitinho, o Free Stall oferece vários benefícios, como melhor controle das condições ambientais, isso resulta em maior conforto para os animais e minimiza as variações na produção entre as diferentes estações do ano. O sistema também proporciona um ambiente com temperatura mais controlada, com o uso de ventiladores e aspersores, e facilita o monitoramento do rebanho, como a detecção de cios, o acompanhamento pré e pós-parto e o bem-estar geral dos animais.


Segundo o Técnico da Emater, Luan Jaques da Costa, o sistema de produção vem crescendo no município, e é uma tendência, pois permite maior conforto e maior produção de leite dos animais e menor mão de obra, porém, ele alerta para alguns fatores no momento da escolha do sistema. “Para obter sucesso na implementação do free stall depende de vários fatores como: boa genética, uma dieta alimentar adequada, e um manejo diário eficiente, que abrange a limpeza das camas, corredores e bebedouros”, destaca.


Atualmente, o sistema free stall está em pleno funcionamento em pelo menos quatro propriedades e está sendo implementado em outras cinco no município de Palmitinho. De acordo com a Secretaria da Fazenda de Palmitinho, a produção leiteira comercial está presente em 214 propriedades, com uma produção média mensal de 1.325.000 litros. Essa produção não só assegura a renda das famílias, mas também o abastecimento do mercado de lácteos na região.







Foto: Divulgação/Emater

Comments


bottom of page