top of page

UFSM/FW abre edital para vagas complementares


A Universidade Federal de Santa Maria publicou, nesta quarta-feira (29), seu Edital de Vagas Complementares ao SiSU 2023. O Edital oferece vagas que não foram preenchidas no Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre.


Ao todo, são ofertadas 919 vagas em 64 cursos presenciais de graduação, distribuídos no campus sede (em Santa Maria) e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O Quadro de Vagas, organizado por curso e cota, está disponível junto ao Edital 038/2023 da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).


No campus de Frederico são oferecidas 169 vagas. São 11 para Agronomia; 14 para Sistemas de Informação; 18 para Relações Públicas, 48 Engenharia Ambiental e Sanitária, 44 para Engenharia Florestal e 34 para Jornalismo.


Podem inscrever-se pessoas que realizaram algum Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma completa, referente aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e/ou 2022. Caso o(a) candidato(a) tenha feito mais de um Enem, o sistema automaticamente vai considerar o ano com pontuação mais alta. É necessário também ter obtido pelo menos 300 pontos na redação do Enem do referido ano.


As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 2 de abril. Antes de realizar a inscrição, a pessoa interessada deve ler atentamente o Edital 038/2023-Prograd. Caso opte por alguma das oito modalidades de cota, ela deverá ter a certeza de poder apresentar toda a documentação exigida e comprovar as condições declaradas, caso seja classificada.


No dia 05 de abril, junto ao Edital, será publicada a lista de pessoas classificadas. Esses(as) candidatos(as) deverão acessar o Portal da UFSM e realizar a confirmação de vaga do dia 05 ao dia 09 de abril. A confirmação consiste no envio digitalizado da documentação solicitada no Edital, conforme a opção do(a) candidato(a) por cota ou ampla concorrência. Para acesso ao Portal, será preciso informar CPF e data de nascimento, não sendo necessário preencher o número de inscrição.


No dia 10 abril, será publicado, também junto ao Edital, o cronograma das Webconferências Obrigatórias, para pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14). As webconferências via Google Meet estão previstas para o dia 11 de abril.


Todas as pessoas classificadas que realizarem a confirmação de vaga (e a webconferência, se for o caso) deverão acompanhar periodicamente seu email, inclusive caixas de spam e de lixo eletrônico, à espera de mensagem de deferimento ou de indeferimento da vaga. Como não há prazo fixo para envio desse email, o monitoramento deve ser diário.


Em caso de deferimento, será informado o número de matrícula, bem como as instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil. A matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso será feita automaticamente pela UFSM para os(as) calouros(as), devendo estes(as) procurarem a Coordenação ou Secretaria de Curso para informações sobre ajustes.


Em caso de indeferimento, o email informará um breve prazo para a pessoa classificada acessar novamente o Portal de Confirmação de Vaga, a fim de corrigir ou complementar informações ou documentos. Após a análise do recurso, caso seja mantido o indeferimento, a pessoa perderá a vaga.


Cabe aos(às) candidatos(as) acompanhar, nos sites ufsm.br/sisu e ufsm.br/prograd, futuros adendos, homologações e convocações relacionadas ao Edital de Vagas Complementares.


Para informações sobre inscrição nos Editais de Benefício Socioeconômico (BSE) e de Moradia Estudantil, as pessoas interessadas devem acessar o site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no endereço ufsm.br/prae.


Outras informações podem ser consultadas no site ufsm.br/sisu ou solicitadas ao email copa.sisu@ufsm.br e à página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.


Principais datas do Edital de Vagas Complementares UFSM 2023/1º Semestre:

§Inscrições: de 29/3 a 02/4 em ufsm.br/prograd

§Publicação da Lista de Pessoas Classificadas: em 05/4 junto ao Edital;

§Confirmação de Vaga das Pessoas Classificadas: de 05/4 a 09/4 no Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação;

§Publicação do Cronograma das Webconferências Obrigatórias (cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14): dia 10/4 junto ao Edital;

§Realização das Webconferências via Google Meet: dia 11/4 (link de acesso e orientações serão enviados ao email das pessoas convocadas);

§Início das aulas: Imediato, a partir do recebimento do número de matrícula via email e da matrícula nas disciplinas.




Fonte: Rádio Comunitária FW

Commenti


bottom of page