URI/FW e Amzop se unem para criar plano de desenvolvimento regional
- Dejair De Castro
- 25 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.

Em um movimento estratégico para impulsionar o crescimento da região, a URI/FW e a Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) realizaram o Fórum Regional de Desenvolvimento. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais para criar um plano de ação em seis eixos: Economia e Turismo, Planejamento Urbano, Sociedade e Tecnologia, Educação e Cultura, Agronegócio e Meio Ambiente, e Saúde.
A iniciativa busca transformar diagnósticos em projetos concretos, com foco na retenção de jovens talentos, atração de investimentos e fortalecimento da economia e da qualidade de vida nos municípios. A diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, destacou o papel da universidade como um agente de transformação, oferecendo a base técnica e científica para que as decisões sejam assertivas.
O presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, reforçou que a cooperação entre os municípios é o caminho para superar as limitações. "Sozinhos avançamos devagar; juntos podemos ir rápido e bem mais longe", afirmou.
Prioridades e ações concretas
O Fórum definiu prioridades para enfrentar os desafios identificados. Algumas das ações concretas a serem implementadas são:
Saúde: Fortalecer a atenção primária, buscar referências em saúde na região e criar estratégias para a saúde do idoso.
Economia e Turismo: Elaborar um diagnóstico das potencialidades de cada município, criar um calendário de eventos regional e uma central de turismo intermunicipal.
Meio Ambiente e Infraestrutura: Recuperar nascentes, melhorar a qualidade da água, investir em viabilidade asfáltica entre os municípios e implementar sistemas de monitoramento para a segurança pública.
Tecnologia e Social: Investir em tecnologia com foco na formação profissional e desenvolver políticas de assistência para idosos e imigrantes.
Educação: Encontrar soluções para o Ensino Integral, atrelar os índices à realidade dos alunos e valorizar o trabalho docente.
O evento marca o início de um processo contínuo de colaboração que deve resultar em ações conjuntas e na captação de recursos estaduais e federais para o desenvolvimento regional.
Fonte: LA+




.jpg)
Comentários