top of page

Vacina brasileira contra a dengue chega ao RS no dia 19 de fevereiro

  • Foto do escritor: Dejair De Castro
    Dejair De Castro
  • há 23 horas
  • 2 min de leitura
Foto: PABLO JACOB / Governo de SP / Divulgação
Foto: PABLO JACOB / Governo de SP / Divulgação

O primeiro lote da vacina brasileira contra a dengue chegará ao Rio Grande do Sul no dia 19 de fevereiro. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a Butantan-DV é o primeiro imunizante para o combate à doença 100% nacional e de dose única do mundo. A remessa com 27.995 vacinas será destinada para profissionais de saúde da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo a norma técnica do Ministério da Saúde.


No Rio Grande do Sul, 64.681 profissionais atuam no setor. Neste momento, a previsão é de que 43% sejam vacinados com o primeiro lote. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a divisão entre os municípios ainda será definida. No segundo semestre do ano, a vacinação será estendida para pessoas de 15 a 59 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização irá começar pelos mais velhos e avançará gradualmente, conforme a produção.


A vacina foi formulada para proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e é destinada à população de 12 a 59 anos. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2025.


A eficácia geral do imunizante nos estudos foi de 74,7%. Já a proteção contra dengue grave ou com sinais de alarme ficou em 91,6%, e contra hospitalizações, em 100%. A pesquisa contou com mais de 16 mil voluntários de 14 Estados entre 2016 e 2024.


Mais vacinas para crianças e adolescentes

Uma nova remessa da vacina QDENGA — outro imunizante contra a dengue, que é destinado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos — também chegará ao Rio Grande do Sul. A previsão é de que 80 mil doses estejam disponíveis após o feriado de Carnaval.


A QDENGA será distribuída entre todos os municípios gaúchos. A ampliação, anunciada na última quarta-feira (4), segue decisão do Ministério da Saúde, publicada recentemente, e mantém o público-alvo de 10 a 14 anos, com duas doses e intervalo de três meses entre elas. Até então, a vacinação estava restrita a 145 municípios, definidos com base no histórico de casos.


Com a nova medida, a vacinação passa a alcançar todo o território gaúcho, beneficiando cerca de 630 mil crianças e adolescentes.









Fonte - GZH

Comentários


A reprodução de todo o conteúdo deste site é autorizada mediante indicação de fonte

Vitrine do Povo - CNPJ 33.306.787/0001-73

Expediente.jpg
bottom of page